Filtrar por
Alphabet
Alphabet

Total de ingredientes disponíveis 111

  • Tamareira do deserto

    Tamareira do deserto

    Balanites roxburghii

    Burquina Faso

    Árvore das regiões secas de África e da Ásia, a tamareira do deserto, que não se deve confundir com a palmeira-das-tâmaras, cujo fruto é a tâmara, demonstra uma robustez extraordinária. O seu incrível sistema radicular permite-lhe aceder em profundidade às reservas do solo e suportar, dessa forma, longos períodos de seca. Uma proeza que fascina as populações locais, que consideram a tamareira do deserto uma árvore sagrada. Esta planta generosa está intimamente ligada à vida quotidiana: alimento para o ser humano e para os animais, planta medicinal, material de construção e combustível. A pasta oleosa obtida dos seus frutos era tradicionalmente utilizada para limpar a pele e atenuar as manchas de pigmentação.
    Produtos que contêm Tamareira do deserto
  • Flor de pata de canguru

    Flor de pata de canguru

    Anigozanthos flavidus

    Austrália

    Nas planícies arenosas da Austrália Ocidental, o espetáculo visual proporcionado pelas flores de pata de canguru é deslumbrante. Exibem na extremidade das hastes delgadas e graciosas, as suas inflorescências insólitas e aveludadas de tonalidades vibrantes de vermelho, verde ou amarelo. A invulgar forma das suas brácteas faz lembrar as patas do canguru, facto que inspirou o nome pelo qual a planta é conhecida. Prolífica, a flor de pata de canguru produz sementes em grande quantidade e coloniza com sucesso solos degradados ou queimados. Os investigadores da Clarins debruçaram-se sobre a capacidade reprodutiva notável da planta. Os estudos demonstraram que o seu extrato permite otimizar o potencial de regeneração da derme.
    Produtos que contêm Flor de pata de canguru
  • Gymnema

    Gymnema

    Gymnema sylvestris

    Índia

    Originária da Índia tropical, a gymnema é uma planta trepadeira cujas folhas espessas e envernizadas são utilizadas na medicina Ayurvédica, presente na Índia há mais de 2000 anos. Em alguns países, é conhecida como "planta que destrói o açúcar" pela propriedade que as suas folhas têm de reduzir os níveis de açúcar no sangue. Na cosmética, o extrato de gymnema reativa a síntese do ATP, molécula energética que contribui para o bom funcionamento celular.
  • Mitracarpus

    Mitracarpus

    Mitracarpus scaber

    Burquina Faso

    Pequena planta anual da África Ocidental, o mitracarpus desenvolve-se em solos ligeiros, arenosos e culturas. Esta planta é reconhecida entre as populações locais pelas suas qualidades nutritivas e medicinais: por um lado, permite complementar a alimentação dos animais, por outro lado, tratar doenças da pele.
    Produtos que contêm Mitracarpus
  • Hamamélis

    Hamamélis

    Hamamelis virginiana

    Amérique du Nord

    Ce petit arbre d'Amérique du Nord, ressemble beaucoup au noisetier. Les Indiens l'utilisent pour le soin des plaies et pour soulager les ennuis liés à une mauvaise circulation veineuses. On lui reconnait d'excellentes propriétés astringentes et vasoconstrives. Les feuilles d'hamamelis sont devenues une médication classique dans les troubles veineux afin d'améliorer la résistance des petites vaisseaux qui éclatent sous la peau.
  • Barba de Júpiter

    Barba de Júpiter

    Sempervivum tectorum

    França

    Originária da Europa Ocidental, a barba de Júpiter - cujo nome em latim "sempervivum" significa "sempre vivo" - exala um perfume de imortalidade. Talvez o motivo pelo qual os antigos a tenham associado a Júpiter, o Deus dos Deuses, e a tenham dotado de virtudes ocultas: plantada nos tetos das casas e dos locais de culto, a barba de Júpiter assegurava proteção contra os relâmpagos e os espíritos malignos, garantindo uma vida longa. No plano botânico, a planta intriga: submetida a temperaturas extremas, uma seca excessiva, um terreno árido, exibe sempre folhas verdes e carnudas, cheias de água. Os estudos confirmam que a barba de Júpiter deve a sua capacidade de lutar contra o stress hídrico intenso a mecanismos fisiológicos e biológicos muito elaborados. Na cosmética, o extrato de barba de Júpiter bio permite à pele resistir à desidratação.
  • Rosa dos Alpes

    Rosa dos Alpes

    Rhododendron ferrugineum

    Itália

    Arbusto denso das montanhas, a rosa dos Alpes é comum nas zonas situadas entre os 1600 e os 2400 m de altitude. Planta rústica, suporta o inverno nas montanhas desde que um espesso manto de neve a proteja contra o frio extremo. No regresso da primavera, oferece um espetáculo bucólico com as suas florzinhas rosa vivo que se misturam com graça com as suas folhas bicolores. A rosa dos Alpes deve, no entanto, a uma estratégia muito particular a sua manutenção e a sua expansão neste universo hostil. Uma alporquia eficaz associada ao papel das suas folhas mortas que acidificam o solo para eliminar espécies rivais. Na cosmética, o extrato de rosa dos Alpes contribui para proteger a pele contra o stress oxidativo.
  • Papoila

    Papoila

    Papaver Rhoeas

    Hungria, EUA

    Originária da Europa Central, a papoila naturalizou-se amplamente por todo o lado. Pela sua presença grácil e flamejante pelos caminhos na época de férias, evoca a beleza efémera do verão. Conhecida desde a Antiguidade pelas suas virtudes sedativas, a papoila é ainda utilizada pelas suas propriedades calmantes e pela sua capacidade de beneficiar o sono.
  • Myrothamnus

    Myrothamnus

    Myrothamnus flabellifolius

    África do Sul

    Para suportar as condições de seca extrema do seu habitat natural, as montanhas da África Ocidental e do Sul, o myrothamnus desenvolveu uma estratégia de sobrevivência surpreendente: a revivescência. Na estação seca, durante o processo de dessecação e de "morte" aparente, as células da planta produzem uma substância açucarada, a trealose, que lhes permite reidratar-se e retomar a sua atividade a partir da primeira chuva. Na medicina tradicional, o myrothamnus é utilizado pelas suas propriedades tonificantes, revitalizantes e apaziguantes.
  • Kiwi

    Kiwi

    Actinidia chinensis

    Ásia

    Um sabor acídulo proveniente da Ásia, um nome de pássaro emblemático da Nova Zelândia: o kiwi foi exportado para França nos anos 70. Muito rico em vitamina C, o kiwi contém ainda as vitaminas A, B, E e minerais. Os Laboratórios Clarins selecionaram o extrato de kiwi devido à sua capacidade em repor os nutrientes da pele.
    Produtos que contêm Kiwi
  • Alquemila

    Alquemila

    Alchemilla vulgaris

    Europa

    Planta pequena e discreta, a alquemila cresce na sombra dos caminhos ou escondido nos prados. Todas as manhãs, revela o espetáculo encantador das suas folhas aveludadas cobertas de orvalho com reflexos cintilantes. Esta visão, quase sobrenatural, foi uma fonte de inspiração para os alquimistas da Idade Média que atribuíam a este ""orvalho celeste"" virtudes mágicas. Ajudava-os na sua busca da pedra filosofal. Permitia também que as raparigas mantivessem uma frescura virginal. Considerado como uma erva feminina, a alquemila era usada na medicina tradicional para tratar as maleitas femininas, mas também devido às suas propriedades apaziguantes e cicatrizantes.Ao estudar esta planta lendária, os Laboratórios Clarins descobriram que a alquemila, além das suas propriedades adstringentes, também tinha a capacidade de travar a transferência excessiva de melanina para as células da epiderme.
    Produtos que contêm Alquemila
  • Quinoa

    Quinoa

    Chenopodium quinoa

    América do Sul

    Desde há milénios, a quinoa cultivada no altiplano andino, constitui o alimento de base da sua população. Os Incas consideravam-na como uma planta sagrada e prestavam culto à sua semente. Diz-se que o seu elevado teor em proteínas e a sua riqueza em aminoácidos teriam amplamente contribuído para a expansão desta civilização. A quinoa foi descoberta nos anos 1970 pelos Ocidentais que, desde então, consomem a sua semente pela sua excecional qualidade nutritiva. Os Laboratórios Clarins utilizam o extrato de semente de quinoa biológica devido à sua capacidade em reforçar a barreira cutânea.
    Produtos que contêm Quinoa
Visualizou 12 de 111 artigos
Carregar mais