O que significa "CCF" (Certified Clarins Farm)?
Os parceiros com a indicação "CCF" (Certified Clarins Farm; exploração agrícola certificada) correspondem ao mais elevado nível de requisitos para o abastecimento das nossas plantas, conforme definido no Guia de Fornecimento Responsável da Clarins, disponível em Clarins.pt. Os critérios são: agricultura biológica certificada + rastreabilidade até à área de colheita + contrato a longo prazo entre a Clarins e o fornecedor.
Porque é que a Clarins não utiliza apenas ingredientes orgânicos?
O Guia de fornecimento responsável da Clarins baseia-se nos critérios utilizados para práticas de agricultura regenerativa, que são ainda mais exigentes do que as utilizadas para garantir os ingredientes orgânicos. Para se classificar como agricultura regenerativa, os processos e os ingredientes têm de proteger o ambiente, respeitando as populações locais, um compromisso que está de acordo com a filosofia Clarins.
Assim, a Clarins dá prioridade aos extratos de plantas obtidos com base na agricultura biológica certificada. Atualmente, 59% do nosso Herbarium é composto por plantas orgânicas. Até 2025, pretendemos alcançar os 80%.
Nos ingredientes que não sejam cultivados de forma orgânica nem certificados como orgânicos, trabalhamos o máximo possível para os converter para orgânicos com os nossos fornecedores. Só em 2021, apoiámos e confirmámos 13 conversões para orgânico.