A responsabilidade económica

Clarins, empresa francesa, pioneira e visionária desde 1954.

Prezamos a independência da Clarins, símbolo da perenidade da nossa empresa familiar.”

Christian e Olivier Courtin-Clarins.

Jacques Courtin-Clarins ladeado pelos seus filhos Christian e Olivier.

Jacques Courtin-Clarins ladeado pelos seus filhos Christian e Olivier.

Empresa familiar nascida em 1954, Clarins faz em 2008 uma escolha em contracorrente,
ao libertar-se dos ritmos frenéticos impostos pelos mercados bolsistas. Em linha com o seu espírito de independência e os seus valores, a família
Courtin-Clarins toma as rédeas de uma marca de produtos de beleza de dimensão internacional.

Interveniente na cena mundial da cosmética e dos perfumes, Clarins é uma marca que se orgulha da sua expansão, de ter sabido criar produtos que revolucionaram a história da cosmética, mas também de demonstrar que os lucros não são a sua única motivação. Uma marca de produtos de beleza responsável, que disponibiliza os seus produtos tanto em loja – num dos seus 19 000 pontos de venda, distribuídos por 130 países – como em linha, enquanto continua a conceber e a fabricar os seus produtos para a pele e os seus perfumes em França.

DESCOBRIR AS 10 RAZÕES PARA CONFIAR NA CLARINS

O respeito pelo consumidor.

O êxito da Clarins, nascido no Instituto, foi construído ouvindo as mulheres.

O êxito da Clarins, nascido no Instituto, foi construído ouvindo as mulheres.

A força da Clarins são as mulheres. O êxito da Clarins reside no respeito e no foco nas mulheres.”

Jacques Courtin-Clarins – Fundador

O êxito da Clarins nasceu da atenção e do diálogo construído com base no foco nas mulheres – primeiro, no Instituto e, depois, através do Cartão de Cliente, atualmente o Clube Clarins.

Inspirado na importância que as mulheres conferem à beleza, Jacques Courtin-Clarins afirma ter-se "limitado a segui-las", para lhes oferecer um produto que respondesse às suas expectativas, acompanhado do respetivo método de aplicação. Para resultados imediatamente visíveis e duradouros. Desde o início, a marca atribui um lugar central à comunicação com o consumidor: embalagens, conselhos personalizados, produtos sob medida e uma ampla variedade de texturas para agradar a todos os tipos de pele, todas as idades e todos os estilos de vida.

Elevados padrões de qualidade e produtos "made in France"*.

Os produtos de beleza Clarins são fabricados em Pontoise. Um "made in France*" de que Clarins não abdica.

Os produtos de beleza Clarins são fabricados em Pontoise. Um "made in France*" de que Clarins não abdica.

A Beleza Responsável significa conceber fórmulas cada vez mais seguras. Os Laboratórios Clarins colocam no centro das suas exigências a rastreabilidade das matérias-primas, a sua qualidade e inocuidade.

A Beleza Responsável é também uma atenção extrema prestada às boas práticas, tanto ao nível da Investigação como da realização de testes e da segurança. Em 2007, os Laboratórios Clarins foram os primeiros em perfumaria seletiva a obter a acreditação BPL (Bonnes Pratiques de Laboratoire (Boas Práticas de Laboratório)) com a menção A, a melhor nota atribuída pela Agence Française de Sécurité Sanitaire des Produits de Santé (Agência Francesa de Segurança Sanitária de Produtos de Saúde). O serviço de vigilância de produtos cosméticos que lhe está associado permite acompanhar qualquer eventual reação na sequência da utilização de um produto da Clarins.

Para elaborar os seus conceitos e as suas fórmulas de vanguarda, a Clarins impôs a si própria uma linha orientadora: basear-se nos seus próprios laboratórios e controlar integralmente a cadeia de produção.

Formulação, avaliação, microbiologia, fitoquímica, embalagem: as equipas da Clarins dedicam-se a cada etapa através de ferramentas de desenvolvimento ultramodernas. Trabalhando em conformidade com as regulamentações em vigor, garantem a segurança de utilização de todos os produtos.

Clarins fabrica em França todos os produtos, perfumes e derivados. Esta abordagem assegura a rastreabilidade e o controlo ideais das condições de fabrico.

* fabricado em França

Respeito pelos colaboradores.

Na sua abordagem de empresa responsável, a Clarins não esquece os homens e mulheres que contribuem para o seu êxito: os consumidores, os colaboradores, os produtores de plantas, os fornecedores e os parceiros.

A Clarins emprega 10000 colaboradores em todo o mundo que partilham a mesma paixão pela beleza. Enquanto forças vivas da empresa, o seu bem-estar, a sua segurança e o seu desenvolvimento pessoal são uma prioridade para a política de recursos humanos.

A Clarins emprega 10000 colaboradores no mundo inteiro. Uma responsabilidade que levamos muito a sério.

A Clarins emprega 10000 colaboradores no mundo inteiro. Uma responsabilidade que levamos muito a sério.

 A paixão pela beleza partilhada com toda a equipa é o segredo do êxito da Clarins.”

Jacques Courtin-Clarins, Fundador

Principais agentes do êxito da empresa e do respeito dos seus compromissos, todos os colaboradores estão sensibilizados para os desafios do desenvolvimento sustentável e da Beleza Responsável.

Cada um deles representa diariamente os valores da Clarins e é porta-voz da sua visão.

O comércio justo.

Christian Courtin-Clarins na zona de apanha da centelha asiática, em Madagáscar. O abastecimento nesta planta alimenta um programa de ajuda ao desenvolvimento.

Christian Courtin-Clarins na zona de apanha da centelha asiática, em Madagáscar. O abastecimento nesta planta alimenta um programa de ajuda ao desenvolvimento.

Clarins desenvolve parcerias perenes para apoiar o comércio justo, associando o desenvolvimento social e económico ao abastecimento
em matérias-primas

Em 2008, Clarins assina o primeiro acordo deste tipo, que alia a compra de matérias-primas à ajuda às populações locais. Esta abordagem traduz-se na remuneração justa dos fornecedores e na melhoria das condições de vida da comunidade, proporcionando-lhes o acesso à saúde e à educação.

Um exemplo do êxito desta abordagem é o abastecimento em katafray, o principal ativo da gama Multi-Hydratante. 5 % do preço de compra da matéria-prima alimenta um fundo consagrado aos parceiros de Madagáscar e financia projetos locais de interesse comunitário: construção de salas de aulas, reforço de infraestruturas de acesso a água, etc.

Clarins é membro fundador do NRSC (Natural Resources Stewardship Circle), uma iniciativa para melhorar o abastecimento em ingredientes em cooperação com os intervenientes na cadeia de valor: produtores, transformadores, fabricantes.