Política de Privacidade

Esta Política de Privacidade foi atualizada a 25 de julho de 2024.

Esta política de privacidade ("Política de Privacidade") permite compreender melhor como a CLARINS (PORTUGAL) – COMERCIO DE COSMETICOS S.A processa os dados pessoais do utilizador quando nos contacta ou utiliza um dos nossos serviços, incluindo este website e as nossas lojas/spas (coletivamente denominados "Serviços").

Esta Política de Privacidade pode ser atualizada a qualquer momento por nós. Quaisquer alterações a esta Política de Privacidade serão publicadas nesta página e, quando adequado, notificadas ao utilizador. Convidamos o utilizador a consultar regularmente esta página.

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1 Quem somos?

A CLARINS (PORTUGAL) – COMÉRCIO DE COSMÉTICOS S.A. ("Clarins", "nós", "nosso", "nossa"), com número de registo 505 298 430, localizada em Rua Barata Salgueiro, N° 30-6° Esquerdo, 1250-042 Lisboa, Portugal é a responsável pelo tratamento de dados, salvo indicação em contrário.

2 Que dados recolhemos sobre o utilizador?

Podemos recolher sobretudo os seguintes dados pessoais que podem identificar o utilizador de forma direta ou indireta:

  • informações sobre a identidade do utilizador, em particular o sexo, apelido, primeiro nome, endereço, números de telefone, endereço de e-mail, nome de utilizador e palavra-passe, data de nascimento ou idade;
  • informações sobre o método de pagamento, nomeadamente o número do cartão de crédito do utilizador e a respetiva data de validade;
  • informações sobre as nossas transações comerciais, em particular os números de transação, o histórico das compras do utilizador, os respetivos pedidos ou comunicações com a equipa do Serviço de Apoio ao Cliente, as preferências e interesses ou informações sobre um dos nossos programas de fidelização;
  • informações de conteúdos, tais como fotografias, vídeos, classificações, críticas, comentários;
  • informações sobre saúde ou bem-estar (preocupações de beleza, tipo de pele, sensibilidade da pele, contraindicações, reações adversas, etc.), mediante, quando aplicável, o consentimento prévio e explícito do utilizador, em particular para cosmetovigilância ou quando pede uma recomendação de beleza da Clarins ou um tratamento da Clarins num dos nossos Spas;
  • informações sobre as contas do utilizador nas redes sociais (nome de utilizador, sexo, imagem de perfil, informações de legendas, localização, etc.), carregamentos e publicações quando o utilizador partilha conteúdos ou usa a hashtag #clarins ou outras hashtags disponibilizadas por nós ou quando o utilizador interage com o nosso robô de conversação;
  • gravação de conversas telefónicas para oferecer a melhor qualidade de serviço;
  • informações técnicas, em particular o endereço IP do utilizador ou informações sobre como o dispositivo do utilizador navega no nosso website ou metadados quando o utilizador interage com o nosso robô de conversação;
  • outras informações que o utilizador forneça quando nos contacta ou que tenhamos recebido de fornecedores externos.

Na maior parte dos casos, recolhemos estes dados pessoais diretamente do utilizador, como por exemplo quando o mesmo faz uma compra, visita um dos nossos Serviços ou nos contacta por algum motivo. Também podemos recolher dados pessoais (por exemplo, endereço de e-mail ou número de telefone) de terceiros aos quais o utilizador tenha dado autorização para partilhar informações pessoais connosco.

O fornecimento dos dados pessoais indicados nesta Política é obrigatório, salvo indicação em contrário. Se o utilizador não fornecer tais dados pessoais, podemos não ser capazes de oferecer ao utilizador todos ou alguns dos nossos produtos ou Serviços, ou estabelecer contrato com o utilizador.

3 Por que motivo recolhemos os dados do utilizador e com que base legal?

Consideramos que todas as informações que possam identificar, direta ou indiretamente, o utilizador são "informações pessoais". Podemos recolher sobretudo as seguintes informações pessoais:

Objetivos do tratamento de dados Base legal
1. Administração e melhoria do website. Temos interesse legítimo em melhorar o nosso website para oferecer ao utilizador uma melhor experiência de cliente.
2. Gerir a nossa relação comercial consigo: (processar encomendas, entregas, faturas, serviço pós-vendas, etc.) e fornecer os nossos Serviços num dos nossos Spas ou alguns pontos de venda aprovados da rede de distribuição. Desempenho do contrato estabelecido connosco.
3. Gerir as nossas contas. Our legal obligation under the national legislation (tax obligations, accounting obligations, etc.).
4. Processar as doações do utilizador. autorização do utilizador para contribuir para as nossas ações em várias causas, em particular para apoiar a investigação no setor da saúde.
5. Gerir a adesão do utilizador ao nosso programa de fidelização ou participação num jogo ou concurso. Desempenho do contrato estabelecido com o utilizador quando o mesmo se registou no nosso programa ou ao participar num evento.
6. Realizar atividades de marketing:
  • Gerir as Relações com o cliente (CRM), conhecer melhor o utilizador e oferecer comunicações de marketing personalizadas e ofertas sobre os nossos produtos e Serviços (em particular por e-mail, por SMS, nas redes sociais ou em qualquer outro meio e apresentar publicidade direcionada em websites e nas redes sociais)
  • Para os objetivos 5 e 6, podemos realizar operações de segmentação com base nas preferências, interesses e comportamentos de compra do utilizador, analisar a sua navegação e os seus pedidos no nosso site ou realizar outras ações para qualificar melhor a nossa base de dados. Por exemplo, podemos transmitir determinados dados encriptados (e-mail ou número de telefone) em plataformas de terceiros para verificar se o utilizador já teve uma interação com as nossas marcas e/ou é provável que esteja interessado nos nossos produtos e Serviços e para oferecer ao utilizador publicidade personalizada nas redes sociais e websites de terceiros utilizando funcionalidades de redirecionamento.

 

autorização do utilizador para receber comunicações de marketing quando tal autorização for requerida por lei.

 

 

 

Os nossos interesses legítimos em responder melhor às preferências e interesses do utilizador.

7. Gerir a criação e a utilização da conta do utilizador e permitir-lhe beneficiar de uma experiência de cliente personalizada, uma visão uniformizada dos dados pessoais (por exemplo, informações recolhidas no ponto de venda, pelo nosso Serviço de Apoio ao Cliente ou em operações promocionais, quando o utilizador cria uma lista de desejos). O utilizador também pode efetuar uma encomenda através da opção "Finalizar compra como visitante". Desempenho de um contrato resultante da aceitação dos Termos e condições que regem a criação e utilização da conta do utilizador.
8. Fornecer os serviços solicitados pelo utilizador, tais como Consulta ao vivo, Virtual Try On, Localizador de lojas e Indicar um amigo. autorização do utilizador para utilizar esta funcionalidade.
9. Realizar análises descritivas, prescritivas e preditivas, medir a experiência do cliente e alimentar a nossa I&D. Temos interesse legítimo em compreender melhor os nossos clientes e o mercado em que atuamos e tomar decisões informadas.
10. Determinar como o utilizador avalia os nossos produtos com base na interação social quando partilha conteúdos connosco nas redes sociais, reage às nossas publicações e manifesta as suas opiniões. Autorização do utilizador para partilhar as respetivas opiniões sobre os nossos produtos.
11. Ajudar-nos a adequar e melhorar o nosso conteúdo e os nossos Serviços, oferecer publicidade direcionada, medir o desempenho no nosso website e dos nossos parceiros, incluindo redes sociais, partilhar conteúdo relativamente aos nossos produtos nas redes sociais ou reagir às nossas publicações, oferecer funcionalidades de robô de conversação, virtual try on e localizador de lojas, detetar e evitar fraudes utilizando cookies e outros traçadores.

Para obter mais informações, consultar a Secção 8.
autorização do utilizador para cookies não essenciais, conforme definido na Secção 8, utilizando a ferramenta de gestão de autorizações.
12. Processar os pedidos e as reclamações do utilizador. O nosso interesse legítimo em gerir e responder aos pedidos e às reclamações do utilizador.
13. Detetar e evitar fraudes ao utilizar os nossos Serviços.

As soluções de deteção de fraudes que utilizamos podem ser automáticas, mas envolvem a intervenção humana. Quando utilizamos soluções de deteção de fraudes automáticas, procedemos ao tratamento dos dados pessoais do utilizador com o objetivo de identificar atividades fraudulentas ou assegurar o pagamento e tomar decisões automáticas a este respeito. A lógica da tomada de decisões automática assenta em aplicar regras e modelos de análise de fraudes aos nossos processos comerciais para determinar se uma ação é potencialmente fraudulenta. Este tratamento pode produzir efeitos legais que dizem respeito ao utilizador ou o afetam significativamente, sendo que especificamente podemos recusar estabelecer um contrato com o utilizador, mediante uma análise da decisão automática.
O nosso interesse legítimo em evitar a fraude online relativamente à compra dos nossos produtos e Serviços no nosso Website.
14. Gerir efeitos indesejáveis relacionados com a utilização dos nossos produtos (Cosmetovigilância), realizar estudos relativos à segurança de utilização dos nossos produtos e exercer os direitos de utilizador (manter uma lista de exclusão). A nossa obrigação legal ao abrigo da legislação relativa aos produtos cosméticos.
15. Responder aos pedidos do utilizador no exercício dos direitos de proteção de dados do titular. A nossa obrigação legal ao abrigo da legislação nacional de proteção de dados.
16. Realizar todas as atividades de gravação quando o utilizador contacta o serviço de apoio ao cliente. O nosso interesse legítimo em oferecer ao utilizador o serviço da melhor qualidade.
17. Transferir os dados pessoais do utilizador em caso de fusão, aquisição, restruturação ou venda dos nossos negócios. O nosso interesse legítimo em desenvolver as nossas atividades comerciais, que pode resultar na transferência da totalidade ou parte dos seus dados pessoais.
18. Estabelecer os nossos direitos ou defender-nos contra qualquer litígio que possa surgir. O nosso interesse legítimo em comprovar, exercer e/ou defender os nossos direitos e assegurar a nossa continuidade comercial.
19. Conformidade e processos legais. Necessidade de agir em conformidade com as nossas obrigações legais.

4 Divulgamos os dados do utilizador?

Nunca vendemos nem alugamos os dados pessoais do utilizador a outras empresas para efeitos de marketing ou outros. Para o objetivo referido, e conforme necessário, podemos partilhar os dados pessoais do utilizador com:

  • Funcionários autorizados: os nossos funcionários podem ter acesso aos dados pessoais do utilizador, conforme necessário, no âmbito do respetivo trabalho.
  • Outras empresas do grupo Clarins: a Clarins é um grupo internacional que opera em muitos países. Os dados pessoais que recolhemos sobre o utilizador serão utilizados por nós e podem ser comunicados para os objetivos indicados nesta Política de Privacidade a outras empresas do grupo Clarins, caso a caso e conforme necessário e em particular para a nossa empresa-mãe em França. Isto pode envolver a comunicação dos dados pessoais do utilizador fora da respetiva jurisdição de residência, onde podem estar sujeitos a acesso pelas autoridades locais de acordo com as leis da jurisdição em causa. Cada uma dessas empresas também pode processar e utilizar os dados pessoais do utilizador para os objetivos indicados nesta Política de Privacidade independentemente e em nome próprio. Para saber mais sobre o grupo Clarins e respetivas localizações, visitar o nosso website corporativo.
  • Prestadores de serviços: podemos recorrer a prestadores de serviços selecionados pela sua perícia e fiabilidade enquanto subcontratantes, responsáveis pelo tratamento de dados individuais ou em conjunto connosco, para nos auxiliar nomeadamente no tratamento e entrega de encomendas, pagamento seguro, doações, gestão do serviço de apoio ao cliente, manutenção e operações de desenvolvimento técnico, classificações e críticas, virtual try on, consultas de beleza, análises, prevenção de spam, gestão de campanhas digitais e afiliação, prevenção de fraudes, etc. Estes prestadores de serviços utilizam os dados pessoais do utilizador apenas na medida necessária para a realização dos serviços ou em nosso nome ou para respeitar os requisitos legais, sendo que procuramos assegurar que os dados pessoais do utilizador estão sempre protegidos.
  • Conselheiros externos: partilhamos os dados do utilizador com os nossos conselheiros externos, tais como advogados e auditores, para os objetivos do nosso interesse legítimo ou para efeitos de conformidade com as nossas obrigações legais.
  • Autoridades públicas: também podemos transmitir os dados pessoais do utilizador às autoridades locais, se tal for exigido por lei ou como parte de uma investigação e de acordo com os regulamentos aplicáveis.
  • Outros terceiros: no caso de venda, fusão, consolidação, liquidação, reorganização ou aquisição.

5 Por que motivo transferimos os dados pessoais do utilizador?

Alguns dos nossos prestadores de serviços ou empresas do grupo Clarins podem estar localizados fora do Espaço Económico Europeu (EEE), incluindo em países que não proporcionam o mesmo nível de proteção de dados do país de residência do utilizador (por exemplo, Estados Unidos da América) e as informações pessoais do utilizador podem estar sujeitas a acesso pelas autoridades locais de acordo com a legislação da jurisdição local. Nesse caso, garantimos que:

  • estabelecemos acordos de transferência de dados adequados em conformidade com as cláusulas-tipo de proteção de dados adotadas pela Comissão Europeia;
  • recorremos às regras vinculativas aplicáveis às empresas (BCR) dos nossos prestadores de serviços aprovadas pelas autoridades competentes, quando aplicável;
  • a transferência é necessária para os objetivos e de acordo com a base legal descrita na secção 4 desta Política de Privacidade.

Além disso, quando necessário, implementamos medidas suplementares (contratuais, técnicas ou organizativas) para assegurar a validade da transferência.

Conforme estabelecido pela legislação aplicável, o utilizador tem o direito de nos contactar para obter mais informações sobre as salvaguardas que estabelecemos para assegurar uma proteção adequada dos dados pessoais do utilizador quando os mesmos são transferidos conforme mencionado.

6 Como protegeremos os dados do utilizador?

A Clarins toma medidas técnicas e de organização adequadas, relativamente à natureza dos dados e riscos, para preservar a segurança e a confidencialidade dos dados pessoais do utilizador e, em particular, para prevenir que os mesmos sejam alterados, divulgados ou transmitidos a quaisquer partes não autorizadas.

Entre as práticas utilizadas inclui-se o acesso limitado por membros do pessoal que, em virtude das suas funções, estejam autorizados a aceder aos dados, garantias contratuais de fornecedores terceiros, avaliações do impacto da privacidade quando necessário, auditorias internas às nossas práticas e políticas de privacidade e/ou implementação de medidas de segurança física e/ou sistemática (acesso seguro, processo de autenticação, cópias de segurança, antivírus, firewall, pseudonimização, encriptação, etc.).

7 Qual é a nossa política relativamente aos menores?

Não recolhemos nem tratamos intencionalmente dados de menores.

Se tivermos conhecimento de tal recolha e processamento, adotaremos medidas adequadas para contactar a pessoa e eliminar os dados pessoais dos nossos servidores e/ou dos nossos prestadores de serviços.

8 Qual é a nossa política de cookies (e outras tecnologias de rastreio)?

Os cookies ou outros trackers (por exemplo pixel tags, identificador único ou impressão digital, etc.) designam todos os mecanismos destinados a guardar informações no dispositivo do utilizador, ou aceder a informações já guardadas no dispositivo do utilizador.

Quando o utilizador visita o nosso website pela primeira vez, este é notificado do objetivo dos trackers utilizados, assim como a identidade dos nossos parceiros para que possa tomar uma decisão informada a este respeito.

Solicitamos a autorização expressa do utilizador antes de guardar e/ou ler trackers no dispositivo do utilizador. O utilizador não precisa de autorizar a nossa utilização de cookies ou trackers, no entanto, se o utilizador se recusar a dar autorização para utilizar determinados cookies ou trackers cujo objetivo é permitir ou facilitar a utilização do nosso website ou que são estritamente necessários para oferecer acesso ao nosso website ou a um serviço expressamente solicitado pelo utilizador, podemos não ser capazes de oferecer ao utilizador tal acesso ou serviços.

Os trackers são sobretudo utilizados no nosso website para:

  • analisar a navegação, medir o desempenho do nosso website e melhorar a qualidade dos nossos serviços;
  • apresentar publicidade personalizada de acordo com o tipo de navegação e o perfil do utilizador;
  • personalizar o conteúdo editorial do nosso website de acordo com a utilização ou personalizar a apresentação dos nossos produtos e serviços com base nos hábitos de navegação associados ao dispositivo do utilizador;
  • ativar funcionalidades adicionais no nosso website;
  • monitorizar e evitar atividades fraudulentas, corrigir erros e garantir a segurança do nosso website.

O utilizador pode mudar as preferências a qualquer momento:

  • a nossa ferramenta de gestão de autorizações permite ao utilizador dar ou retirar a autorização independentemente e especificamente para cada objetivo distinto;
  • o utilizador pode descobrir como alterar as preferências de rastreio no menu de ajuda do browser;
  • a plataforma Youronlinechoices permite ao utilizador recusar ou aceitar os cookies utilizados pelos nossos parceiros.

O utilizador tem de ter em conta que a desativação dos cookies não impedirá a apresentação de publicidade no dispositivo do utilizador, mas apenas bloqueará as tecnologias que nos permitem adequar a publicidade de acordo com os respetivos hábitos de navegação e interesses.

A consideração das escolhas do utilizador baseia-se num tracker. Se o utilizador eliminar todos os cookies guardados no respetivo dispositivo (através do browser), nós ou os nossos parceiros não poderemos manter as respetivas preferências.

Por predefinição, mantemos as escolhas do utilizador (autorização e exclusão) durante um período de 6 meses.

User ID:

Token:

Também podemos utilizar trackers nos e-mails que enviamos para rastrear alguns comportamentos do utilizador, tais como abrir o e-mail ou clicar num URL para uma página do nosso website para determinar a data da nossa última interação, medir o desempenho das campanhas de marketing e oferecer conteúdo personalizado. O utilizador pode cancelar a subscrição dos nossos e-mails se não pretender que a respetiva navegação seja rastreada deste modo.

Podemos oferecer ao utilizador notificações push no respetivo browser da web, mediante a sua autorização. O utilizador pode desativar estas notificações a qualquer altura, alterando as definições do browser. Para obter mais informações, consultar as nossas Perguntas frequentes (FAQ).

9 Como são geridos os conteúdos que o utilizador partilha nas redes sociais usando as nossas hashtags?

O utilizador pode optar por usar as nossas hashtags para identificar os seus conteúdos nas redes sociais, tais como Instagram, Facebook ou TikTok.

Ao utilizar estas hashtags, o utilizador deve ter em conta que os seus conteúdos podem aparecer no nosso website e ser usados para remeter para os nossos produtos ou Serviços.

Relembramos que as informações que o utilizador partilha nas redes sociais podem ser consultadas, usadas e guardadas por outros em todo o mundo, nomeadamente em países sem legislação que garanta um nível de proteção adequado dos dados pessoais do utilizador, tal como é definido no seu país de residência.

Também gostaríamos de chamar a atenção do utilizador para o facto de que quando envia conteúdos usando uma das nossas hashtags, o uso que o utilizador faz das redes sociais é regido exclusivamente pelas condições gerais dessas redes sociais. Recomendamos que o utilizador as leia e consulte regularmente.

Se o utilizador já não quiser que os respetivos conteúdos apareçam no nosso website, deve retirá-los da sua rede social ou deixar de usar as hashtags.

10 Durante quanto tempo são mantidos os dados do utilizador?

Esforçamo-nos por manter os dados pessoais do utilizador apenas durante o tempo necessário para os efeitos estabelecidos nesta Política de Privacidade e de acordo com as disposições legais em vigor.

De um modo geral, manteremos os dados pessoais do utilizador durante o tempo estritamente necessário para gerir a nossa relação com o utilizador e ao longo da duração do contrato, e depois durante um período de 5 anos após o final do contrato ou outro período, conforme permitido pela legislação aplicável.

Também podemos manter alguns dos dados pessoais do utilizador durante um período mais curto ou mais longo nos seguintes casos:

  • Relativamente aos dados processados sobre a utilização do Chat disponível no nosso website, os dados de conversação do utilizador e os metadados são eliminados depois de terminar a utilização do Chat, a não ser que as interações tenham sido relativas a tópicos que exijam a retenção de tais dados conforme indicado.
  • Quando o utilizador utiliza a funcionalidade Virtual Try On no nosso website, as fotografias que nos envie são mantidas até 24 horas e são eliminadas depois. Se o utilizador pretender utilizar a funcionalidade Virtual Try On novamente, terá de tirar novas fotografias.
  • Os dados do cliente/potencial cliente serão conservados durante 3 anos a partir da data da recolha, do último contacto ou do fim da relação comercial, salvo se o utilizador se opuser ou solicitar a eliminação dos dados. Decorrido este período de 3 anos, podemos contactar novamente o utilizador para saber se pretende, ou não, continuar a receber informações de marketing. Se o utilizador não nos der uma resposta clara, os seus dados serão eliminados ou arquivados de acordo com as disposições em vigor.
  • Os dados constantes nos cartões de crédito serão eliminados depois da transação ou arquivados para fins de prova, de acordo com a legislação aplicável. Sujeito ao consentimento expresso do utilizador, os dados bancários podem ser conservados até à data de validade do cartão de crédito. Nunca guardamos o seu criptograma visual.
  • Os dados necessários para realizar análises e estatísticas empresariais podem ser mantidos até 5 anos.
  • As gravações de conversas telefónicas podem ser mantidas até 30 dias.
  • Os dados para provar um direito ou contrato ou conservados para o cumprimento de uma obrigação legal podem ser arquivados de acordo com o estatuto de limitação relevante estabelecido pela legislação aplicável.

Os dados pessoais do utilizador serão irreversivelmente eliminados ou anonimizados quando os objetivos forem cumpridos ou o período de retenção tiver expirado.

11 Quais são os direitos do utilizador relativamente aos seus dados e como nos pode contactar?

Enquanto titular dos dados, o utilizador tem os seguintes direitos:

  • Direito de acesso: o utilizador tem o direito de nos solicitar para confirmarmos se estamos a tratar os respetivos dados pessoais e, nesse caso, informar o utilizador das características do tratamento dos respetivos dados pessoais, aceder aos mesmos e obter uma cópia.
  • Direito de retificação: o utilizador pode solicitar-nos que corrijamos ou completemos os respetivos dados pessoais se os mesmos estiverem incorretos ou incompletos.
  • Direito de eliminação: o utilizador pode solicitar-nos a eliminação dos respetivos dados pessoais nos seguintes casos:
    • quando já não forem necessários para os objetivos para os quais foram recolhidos;
    • uando o utilizador tiver revogado a autorização;
    • no âmbito do exercício do direito de objeção;
    • quando os dados pessoais do utilizador tiverem sido tratados ilicitamente; ou
    • para agir em conformidade com uma obrigação legal.
    Não temos obrigação de corresponder ao pedido do utilizador para eliminar os respetivos dados pessoais, em particular se o seu tratamento for necessário para efeitos de conformidade com uma obrigação legal ou para o estabelecimento, exercício ou defesa de ações judiciais.
  • Direito de restrição: o utilizador pode solicitar-nos a restrição do tratamento dos respetivos dados pessoais (ou seja, retê-los sem utilizá-los) quando:
    • a precisão dos dados é alvo de litígio;
    • o tratamento dos dados é ilícito, mas o utilizador não pretende que sejam eliminados;
    • os dados ainda forem necessários para o estabelecimento, exercício ou defesa de ações judiciais;
    • verificarmos a existência de motivos imperativos relacionados com o exercício do direito de objeção do utilizador.
    Podemos continuar a utilizar os dados pessoais do utilizador após um pedido de restrição:
    • com a autorização do utilizador;
    • para o estabelecimento, exercício ou defesa de ações judiciais; ou
    • para proteger os direitos de qualquer outra pessoa singular ou coletiva.
  • Direito de portabilidade dos dados: o utilizador pode solicitar-nos que facultemos os respetivos dados pessoais em formato estruturado, normalmente utilizado e de leitura automática, ou que os mesmos sejam transmitidos diretamente para outro responsável pelo tratamento de dados, mas apenas se o tratamento se basear na autorização do utilizador ou no desempenho de um contrato com o utilizador e o processamento for automático.
  • Direito de retirar a autorização: o utilizador pode retirar a autorização para o tratamento de dados a qualquer altura, se o tratamento se basear na autorização, sem afetar a legalidade do tratamento com base na autorização do utilizador e levado a cabo antes da retirada da autorização.
  • Direito de objeção ao tratamento quando nos baseamos no interesse legítimo de tratamento dos dados. No caso de objeção, temos de parar o tratamento, a não ser que possamos demonstrar bases legítimas para o tratamento que se sobreponham aos interesses, direitos e liberdades do utilizador ou quando precisarmos de tratar os dados para o estabelecimento, exercício ou defesa de ações judiciais.
    Relativamente ao marketing direto, o utilizador pode opor-se à atividade de tratamento alterando as preferências a qualquer altura na respetiva conta, contactando-nos no endereço abaixo ou através dos seguintes meios:
    • Para e-mails: através da ligação "cancelar subscrição" indicada em cada um dos nossos e-mails.Para e-mails: através da ligação "cancelar subscrição" indicada em cada um dos nossos e-mails.
    • Para chamadas: indicando a pessoa de contacto a que se refere a oposição para o tratamento dos dados pessoais.
    • Para SMS: respondendo "STOP" a uma das nossas SMS.
  • Tomada de decisões automática: o utilizador tem o direito de obter a intervenção humana por parte do responsável pelo tratamento de dados, exprimir o seu ponto de vista e contestar a decisão.

Para exercer estes direitos, o utilizador tem de nos enviar um pedido. Em caso de dúvida, podemos solicitar que o utilizador justifique a sua identidade através de qualquer meio adequado:

  • Enviando um pedido por e-mail para o Serviço de Apoio ao Cliente;
  • Escrevendo para o seguinte endereço:

    CLARINS (PORTUGAL) – COMÉRCIO DE COSMÉTICOS S.A.
    Rua Barata Salgueiro, N° 30-6° Esquerdo
    1250-042 Lisboa
    Portugal

O utilizador será informado das medidas tomadas logo que possível, num prazo máximo de um mês após a data do seu pedido. Porém, reservamo-nos o direito de não responder a pedidos infundados ou vexatórios.

  • Direito de apresentar uma queixa: de acordo com as disposições em vigor, o utilizador também pode apresentar uma queixa junto das autoridades competentes responsáveis pela proteção de dados ou interpor um recurso se os seus dados forem usados indevidamente. Para identificar a autoridade competente, consultar a Secção 12.

O utilizador deverá contactar o nosso ponto de contacto para a proteção de dados em Portugal ou em França se tiver questões, comentários ou preocupações relacionados com esta Política de Privacidade:

CLARINS (PORTUGAL) – COMÉRCIO DE COSMÉTICOS S.A.
Responsável pela proteção de dados
Rua Barata Salgueiro, N° 30-6° Esquerdo
1250-042 Lisboa
Portugal
CLARINS
Departamento jurídico e de conformidade do Grupo/Responsável pela proteção de dados do Grupo
12 avenue de la Porte des Ternes
75017 Paris
França

12 Termos específicos da jurisdição

Anexo 1. Autoridade de controlo de proteção de dados nacional competente

Portugal Comissão Nacional de Proteção de Dados - CNPD
R. de São Bento, 148-3°
1200-821 Lisboa
http://www.cnpd.pt