Porque é que na Clarins utilizamos extratos de plantas nos nossos produtos?

Desde sempre que, na Clarins, temos a paixão pelas plantas e que nos inspiramos na Natureza para criar produtos de qualidade. Assim, são mais de 250 extratos de plantas que são combinados para compor as nossas fórmulas e revelar a beleza de cada mulher. Mas embora dependamos dos benefícios da Natureza, estamos também ativamente empenhados em protegê-la e respeitá-la. Saiba mais sobre a nossa experiência com as plantas e o nosso empenho para com o planeta e os homens.

1. Um criador inspirado nos benefícios das plantas

Clarins nasceu em 1954, da visão vanguardista de um homem que procurava soluções para tornar a vida mais bela para as mulheres, Jacques Courtin-Clarins. Para tal, inicia uma abordagem pioneira - a beleza através das plantas - orientada pela inspiração bio: inspirar-se no melhor da Natureza para inovar permanentemente. Das plantas, o nosso fundador conhecia a eficácia na medicina, e foi um dos primeiros a intuir os seus benefícios de beleza. Foi assim que nasceram os primeiros produtos Clarins, os óleos para o corpo, assim como a experiência da nossa marca em aromafitoterapia.

2. As plantas, a nossa ciência

Na Clarins privilegiamos os ingredientes de origem vegetal para os nossos produtos. Para tal, cultivamos a nossa experiência ao nível das plantas graças aos diferentes peritos dos nossos Laboratórios. Verdadeiros exploradores da Natureza e especialistas em homens e plantas, são sobretudo etnobotânicos que, percorrendo o planeta, identificam as plantas suscetíveis de interesse. Cada planta selecionada pelos seus cuidados é, de seguida, analisada nos nossos Laboratórios. Caule, folhas, flores, frutos… os fitoquímicos da Clarins exploram as diferentes partes da planta e extraem dela as moléculas mais ativas na concentração ideal. De seguida, cabe aos peritos biólogos estudar a eficácia das propriedades cosméticas de cada extrato na pele. Porque a segurança dos nossos consumidores merece a nossa maior atenção, apenas mantemos os extratos vegetais mais eficazes mas também os mais seguros. Assim, a inocuidade de cada extrato é verificada pelos nossos toxicólogos.

3. Extrair da natureza preservando-a

Empresa cidadã e empenhada, o nosso objetivo na Clarins é oferecer produtos que respeitem a saúde humana mas também o planeta. Para tal, selecionamos os nossos extratos de plantas segundo critérios de durabilidade:

- Durabilidade para o ambiente: privilegiamos ingredientes com origem em condições rastreáveis, que respeitam a biodiversidade dos solos e das espécies que asseguram a perenidade das plantas, privilegiando as suas partes renováveis como as folhas, o caule, as flores ou os frutos. No mínimo, favorecemos a seleção de extratos de plantas com origem em culturas certificadas de origem biológica. E quando isso é possível, utilizamos extratos de plantas eles próprios com certificado de origem biológica: ou seja, não só têm origem na agricultura certificada bio mas também o seu processo de obtenção respeita os critérios da certificação biológica. Para os ingredientes que não tenham origem na agricultura biológica, nem possuam o certificado bio, trabalhamos, tanto quanto possível, no sentido da sua conversão em bio junto dos nossos diferentes fornecedores. Atualmente, o nosso catálogo de extratos de plantas conta com cerca de 90 extratos com origem em culturas certificadas bio. Finalmente, os nossos Laboratórios trabalham com extratos de plantas pouco modificados e com origem nos princípios da química verde, com procedimentos de obtenção pouco poluentes (dando prioridade a solventes verdes), gerando poucos resíduos, utilizando fontes renováveis e com reduzido consumo energético.

- Durabilidade para as populações locais: através do aprovisionamento de ingredientes, nós apoiamos uma dezena de programas de comércio justo pelo mundo, como em Madagáscar ou ainda no Burkina Faso. Assim, zelamos pelo respeito pelos recursos locais e formamos as populações para desenvolverem a sua perícia e a sua economia local. Esta abordagem traduz-se na remuneração justa dos fornecedores e no financiamento de projetos de melhoria das condições de vida das comunidades (acesso à saúde, à educação, à formação, construção de infraestruturas como poços, escolas, etc.). Todos os anos, empenhamo-nos em aumentar a quantidade de matérias primas provenientes do comércio justo.

Assim, privilegiando a beleza através das plantas, na Clarins agimos para uma beleza responsável.

Perguntas sobre o mesmo tema

Silicones, parabenos, sulfatos... Dizemos-lhe tudo.

A Clarins levanta o véu sobre a utilização de substâncias nocivas, silicones ou parabenos. Explicamos-lhe porque é que não são utilizados nos cuidados Clarins.

Na Clarins, como escolhemos os ingredientes dos nossos produtos?

Graças a uma experiência única, a Clarins seleciona com cuidado cada ingrediente que compõe os seus produtos para obter fórmulas que respeitam a pele.

Como é garantida a segurança dos produtos Clarins?

Ingredientes escolhidos com atenção e fórmula única: A Clarins revela-lhe como é garantida a segurança dos seus cuidados e dos seus consumidores.