Como é garantida a segurança dos produtos Clarins?

Lótus

Na Clarins, a sua segurança é fundamental. É por este motivo que temos o cuidado de conceber os nossos produtos validando a sua segurança durante o respetivo desenvolvimento, a partir da criação e durante a sua comercialização.

1. Respeito pelos regulamentos internacionais ao nível da cosmética

Na Clarins, desenvolvemos produtos que respeitam os regulamentos ao nível da cosmética em vigor nos países onde os comercializamos. Estes regulamentos, reconhecidos por serem vinculativos, visam garantir a segurança dos consumidores. Por exemplo, autorizam ou proíbem a utilização de ingredientes. É com base em estudos variados de especialistas independentes da Comunidade Científica (químicos, biólogos, toxicólogos, etc.) e regulamente atualizados, que os regulamentos ao nível da cosmética são criados para autorizá-los ou proibi-los.

2. Uma conceção rigorosa certificada

É então em conformidade com regulamentos que selecionamos os ingredientes dos nossos produtos. Mas, embora os regulamentos ao nível da cosmética imponham normas válidas para todos os fabricantes, é da competência de cada fabricante impor, ou não, exigências que vão mais além. Assim, na Clarins, não só acompanhamos atentamente as evoluções regulamentares, mas também nos impomos exigências de segurança, eficácia e qualidade que vão para além do exigido nos regulamentos.
- Para cada ingrediente das nossas fórmulas, avaliamos o seu impacto na saúde, no ambiente e na sociedade. Estes estudos orientam a nossa escolha de ingredientes para apenas ficarmos, não só com os mais eficazes, mas também com os mais seguros, incitando-nos, por vezes, a proibir a utilização de outros.
- Os nossos peritos fitoquímicos, biólogos e toxicólogos mantêm-se permanentemente vigilantes ao aparecimento de novos estudos científicos relacionados com os ingredientes que utilizamos.
- Finalmente, durante o seu desenvolvimento, cada uma das nossas fórmulas é submetida a mais de 250 controlos. Dermatologistas avaliam e atestam a inocuidade das nossas fórmulas, validando a sua boa tolerância pela pele. Estes controlos de segurança, mas também de eficácia, permitem-nos colocar no mercado fórmulas seguras e comprovadas para os consumidores. É importante frisar que os nossos laboratórios não realizam testes em animais para confirmar a segurança dos nossos produtos, a não ser em casos excecionais, quando tal seja expressamente exigido pela lei de países nos quais podemos efetuar a distribuição dos nossos produtos. Simultaneamente, contribuímos para o desenvolvimento de métodos alternativos aos testes em animais e ajudamos para que sejam aceites em todo o mundo.
Em 2007, a perícia dos nossos métodos foi reconhecida pois os nossos laboratórios receberam a acreditação oficial de BPL (Bonnes Pratiques de Laboratoires [Boas Práticas de Laboratório]), nomeadamente pelos estudos de segurança não clínicos que realizamos aos nossos produtos.

3. A vigilância de produtos cosméticos, o acompanhamento após a comercialização do produto

Porque a segurança dos nossos produtos não se fica pela saída dos nossos armazéns, nós controlamos o seu impacto depois de colocados no mercado e durante toda a sua vida útil. Assim, para identificar qualquer possível efeito que não tenha sido observado durante os nossos estudos de tolerância, acompanhamos com muita atenção o procedimento de vigilância de produtos cosméticos que consolida o conjunto do feedback dos consumidores relativamente aos produtos. Ao declarar efeitos indesejáveis associados à utilização de produtos, contribui para melhorar a segurança de todos os utilizadores e implementar, se necessário, medidas preventivas ou corretivas adaptadas: alteração da composição dos produtos, recomendações de utilização...

Perguntas sobre o mesmo tema

Silicones, parabens, sulfates… On vous dit tout.

A Clarins levanta o véu sobre a utilização de substâncias nocivas, silicones ou parabenos. Explicamos-lhe porque é que não são utilizados nos cuidados Clarins.

Na Clarins, como escolhemos os ingredientes dos nossos produtos?

Graças a uma experiência única, a Clarins seleciona com cuidado cada ingrediente que compõe os seus produtos para obter fórmulas que respeitam a pele.

Quais os benefícios que os extratos de plantas conferem ao cuidado?

Com agentes ativos únicos, os extratos de plantas tornam únicos os produtos da Clarins. Descubra todos os benefícios das plantas dos cuidados Clarins.