De onde vem a celulite?
1. A gordura, responsável pela celulite adiposa
Coxas, nádegas, braços… a celulite pode aparecer em várias partes do corpo. Deve-se ao excesso de gordura que enche os adipócitos, as células de armazenamento do tecido adiposo. É por isso que este tipo de celulite se qualifica como adiposa. Ao ganharem volume, os adipócitos deformam a superfície da pele e produzem o que se denomina "efeito pele casca de laranja". A gordura não é eliminada frequentemente porque a ingestão calórica quotidiana é superior ao gasto calórico.
2. Quando a celulite adiposa se torna fibrosa
Se a celulite for dolorosa, é fibrosa. Instalada ao longo de muito tempo, é provocada pela produção excessiva de fibras de colagénio rígidas no tecido adiposo. Estas fibras "aprisionam" os adipócitos e endurecem a pele, provocando sensações de dor ao apertar.
3. A água, responsável pela celulite aquosa
Existe um terceiro tipo de celulite: a celulite aquosa. Este tipo de celulite é provocado pelo excesso de água nos tecidos cutâneos. Produz-se quando a circulação linfática não é suficientemente ativa para eliminar todos os excessos de líquidos presentes no corpo. A celulite aquosa não é dolorosa e é pouco visível à superfície da pele ao apertar as zonas em causa.
4. Body Fit, o gel-creme ideal para combater os três tipos de celulite
Para combater os três tipos de celulite, a Clarins criou o Body Fit. Aplicado diariamente com uma massagem específica, este gel-creme com efeito fresco, alisa e confere firmeza à pele. Ao longo dos dias, a silhueta é remodelada. O efeito pele casca de laranja é atenuado, independentemente da origem da celulite.